Leia mais
Ecomuseu da UNIVALI: "Museu Alternativo de 2005”
Cabo Verde: Recuperação Cidade Velha entra em nova fase com apoio espanhol
História: Leia três cartas da Imperatriz Leopoldina
Santos/SP: Cooperação técnica França-Brasil enfoca revitalização da área central
Cuiabá/MT: Técnicos do BNDES vistoriam Seminário da Conceição
Painel
Painel

 
Delmiro Gouveia/AL: Audiência pública finalizará processo de tombamento
Gazeta Web
abril/2006
 
O tombamento do sítio histórico de Angiquinho, pertencente ao município de Delmiro Gouveia (AL), está em fase de conclusão. Na próxima terça-feira, às 19h30, no Clube Vicente de Menezes, o historiador social da Fundação Joaquim Nabuco, Frederico Pernambucano de Melo, apresentará em audiência pública a justificativa do processo e esclarecerá à sociedade sobre a importância da área a ser tombada.

O processo de tombamento está sendo realizado pela Secretaria Executiva de Cultura, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Coordenação do Pró-Memória. A proposta de transformar a região em área de preservação surgiu devido à riqueza e relevância do acervo cultural observado no local.

De acordo com a equipe técnica do Pró-Memória, a audiência apresentará as características históricas e culturais de Angiquinho, bem como a necessidade de se resgatar a memória de seu fundador Delmiro Gouveia. “Quando se fala em tombamento sempre vem em mente a questão do bem edificado. No caso de Angiquinho envolve também o patrimônio imaterial, que é o valor da paisagem e a questão intrínseca à memória da visão empreendedora de Delmiro Gouveia”, esclarece Adriana Guimarães, coordenadora do Pró-Memória.

Após a publicação do decreto de tombamento as instituições envolvidas irão elaborar um plano de gestão. Nesta fase serão definidas, para posterior implantação, ações de abordagem educacional, de fiscalização e de criação de uma estrutura turística sem prejuízos ao patrimônio natural e edificado.

Para ler o artigo na íntegra, clique: