O Projeto Monumenta, do Ministério da Cultura, vai ser ampliado no Rio de Janeiro. A prefeitura relançou edital para seleção dos programas que vão receber apoio financeiro para realizar reformas de fachada e cobertura em imóveis localizados nos arredores da Praça Tiradentes, no centro histórico da cidade.
O Monumenta é um programa de recuperação do patrimônio histórico urbano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que pretende beneficiar 83 municípios brasileiros.
"Esse projeto vai ser um marco no sentido de trazer novas formas de proteção. Pela primeira vez, a gente tem um financiamento a juro zero para restauração de imóveis de propriedade particular. Os movimentos de preservação são sempre direcionados a imóveis públicos", disse a coordenadora do projeto de revitalização da Praça Tiradentes e arredores, Cristina Lodi.
Ao todo, o programa destinou ao Rio R$ 2,7 milhões para o projeto, que já contemplou quatro imóveis. O relançamento do edital pretende investir R$ 1,3 milhão para atender novos pedidos de financiamento.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Projeto vai preservar prédios históricos do Rio
|