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Cristo Redentor e o Samba Carioca são candidatos ao título de Patrimônio Nacional
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
fevereiro/2005
 
Dois grandes símbolos brasileiros - o Cristo Redentor e o samba carioca - estão com os respectivos pedidos de tombamento e Registro no Iphan. O Cristo Redentor fica no penhasco do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, paisagem natural tombada desde 1973. Agora, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural analisará o pedido de tombamento da estátua, monumento de 38 metros de altura e 1.145 toneladas de peso.

O Cristo Redentor, conhecido nacional e internacionalmente, começou a ser construído em 1926, a partir de projeto do arquiteto francês Paul Landowsky. A conclusão da obra ocorreu em outubro de 1931. Desde então, a estátua domina a paisagem carioca e é o maior símbolo da cidade.

O pedido de Registro do samba carioca como patrimônio imaterial foi feito pelo Centro Cultural Cartola. Em 2000, Decreto Presidencial instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que, diferentemente do tombamento – feito para proteger o patrimônio material - busca preservar antigas formas de conhecimento que se transmitem de geração em geração, e são constantemente recriadas pelas comunidades envolvidas. O patrimônio imaterial gera um sentimento de identidade e continuidade e contribui para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Os primeiros Registros datam de 2002: o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória (ES), e a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica dos índios Wajãpi, do Amapá. Em 2004, foram registrados o Samba de Roda no Recôncavo Baiano; o Círio de Nazaré, de Belém (PA); a Viola-de-Cocho e as formas de expressão associadas do siriri e do cururu, do Pantanal mato-grossense; e o Ofício da Baiana de Acarajé, em Salvador (BA).

Para o registro do samba carioca, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e o Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan estão apoiando a pesquisa que mapeará a história dessa manifestação, ouvindo os antigos sambistas no Rio.