O ministro da Cultura, Gilberto Gil, aproveitou a viagem a Porto Alegre - onde participou de atividades culturais e do lançamento da cartilha O Negro no Rio Grande do Sul - e apresentou um balanço de sua gestão. Ressaltou a implantação de uma visão distributiva dos recursos para o setor e o investimento em obras de conservação e restauração do patrimônio histórico. “No programa Monumenta foram investidos - no primeiro ano de governo Lula - cinco vezes mais do que em 2002. Agora, chegamos a 12 vezes, desempenho que nos qualificou para a renovação do convênio com o Bid por mais dois anos”, salientou.
Gil informou ainda que uma proposta de revisão das leis federais de incentivo à cultura (Lics) - nas quais pessoas jurídicas podem abater parte do imposto de renda e destinar recursos para projetos culturais - está em estudo na Casa Civil. “Queremos que um decreto seja assinado, substituindo à legislação anterior, com base em melhorias que vem sendo debatidas há dois anos em encontros que reuniram 20 mil pessoas em 16 cidades”.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Ministro faz prestação de contas na Capital. Ele destacou aumento nos recursos para o patrimônio histórico
|