O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, foi reaberto ontem. A necessidade de recuperar o prédio surgiu com o objetivo de corrigir definitivamente a deterioração de instalações elétricas, hidráulicas e prediais.
Os serviços começaram no final de dezembro de 2004. Durante a reforma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia foram morar na Granja do Torto.
O Alvorada é considerado patrimônio histórico da humanidade, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e em 2008 vai completar 50 anos. O custo foi de R$ 18,4 milhões, sem recursos públicos, de acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República.
As reformas foram realizadas por meio do consórcio formado pelas construtoras Tensor e Concrejato, vencedoras de processo de licitação, e incluíram impermeabilização e restauração de pisos, copas, esquadrias e vidros, elevadores e monta-carga, guarita, paisagismo, adequação das instalações de infra-estrutura, iluminação, colunas, espelho d'água, heliponto, colocação de ar-condicionado e pintura.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Palácio da Alvorada é reaberto
|