O tapume galvanizado e a tela azul em volta da antiga Estação Ferroviária Sorocabana, na Avenida Ana Costa, esquina com a Francisco Glicério, chamam a atenção. Desde o início de janeiro, o imóvel — que é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Arquitetônico e Cultural de Santos (Condepasa) — está sendo restaurado.
De acordo com o presidente do órgão, Bechara Abdala Pestana Neves, o proprietário (Grupo Pão de Açúcar) está fazendo reparos que foram solicitados pelo próprio Condepasa.
‘‘A qualidade do edifício só é boa se há uso do imóvel. Como o prédio ficou vazio por um bom tempo, houve um desgaste natural. Aprovamos o projeto de restauro e estamos acompanhando a execução da obra’’, explicou.
Luiz Alcino Pereira de Carvalho, que é chefe da Seção de Órgão Técnico de Apoio (Seota), do Condepasa, detalha que a base da reforma foi o comprometimento da estrutura do telhado, o que resultou na solicitação de reparos. ‘‘Como a casa ficou fechada por bastante tempo, houve deslocamento de telhas e infiltração de água na estrutura do telhado, o que acarretou o comprometimento de sua estrutura, atingiu o forro da casa, toda parte de madeira e elétrica’’.
Além dos reparos citados, o Condepasa pediu a manutenção do relógio, melhor iluminação do local e recomposição dos postes decorativos.
A previsão de conclusão das obras, conforme Carvalho, é para março.
A assessoria de imprensa do Grupo Pão de Açúcar afirma que a obra está sendo feita por uma companhia — Construtora Lune Ltda. — especializada em restaurações.
Para ler o artigo na íntegra, clique:
Estação Sorocabana passa por reforma