A Secretaria de Turismo e Eventos de Limeira está buscando parcerias, com a iniciativa privada, para restaurar a Estação Ferroviária. O valor do projeto arquitetônico aprovado pelo Ministério da Cultura é de R$ 3,8 milhões. Somente as obras, que deverão ter início em junho deste ano, custarão R$ 800 mil.
Com a efetivação do projeto, o objetivo do titular da pasta, Domingos Furgione Filho, é reverter o atual cenário de abandono. Atendendo ao pedido de um leitor, a equipe de reportagem da Gazeta foi até a Estação Ferroviária na manhã de ontem e constatou a depredação do local.
Além da deterioração de objetos antigos, telhados, paredes e de toda estrutura física, uma agente do Pólo de Atendimento Comunitário (PAC) da Guarda Municipal (GM), que preferiu não se identificar, informou que as denúncias de uso e tráfico de drogas no local são diárias. Ela ainda acrescentou que criminosos que cometem furtos na região central e em bairros vizinhos aproveitam também para se “esconder” na Estação Ferroviária.
O prédio ainda está servindo para estacionamento de veículos e, em uma das salas, foram colocados até equipamentos de musculação.
Para inverter esta situação, Furgione informou que o projeto está em fase de captação de recursos e a Secretaria está solicitando que empresários contribuam com as obras destinando parte do Imposto de Renda, através da Lei de Incentivo Fiscal. No entanto, a Prefeitura também deverá contribuir com parte da verba para efetivação das obras.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Prefeitura busca parcerias para revitalizar a Estação Ferroviária
|