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Santos/SP: Fams dá novo salto de qualidade com as novas instalações do Arquivo Permanente
Prefeitura Municipal de Santos
novembro/2006
 
O pioneirismo da Cidade na área de gestão documental foi reafirmado na manhã desta terça-feira (31), durante a inauguração das novas instalações do Arquivo Permanente (AP), na Rua Amador Bueno, 61 - Centro. A unidade, que a partir das 9 horas de quarta-feira (1º) está aberta ao público, conta com três pisos para atendimento e equipamentos específicos para a salvaguarda de cerca de 110 mil documentos, do Império até 1957. De acordo com historiadores da Cidade, o AP dispõe de uma estrutura única no país em termos de arquivo público municipal.

“Santos está mostrando como lidar com a documentação histórica, que é a memória do País”, comentou o prefeito João Paulo Tavares Papa, frisando que a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), responsável pelo gerenciamento dos três arquivos públicos municipais, é hoje referência para toda a Baixada Santista e para várias capitais – além do AP, há os arquivos Intermediário e Geral.

A presidente da Fams, Cristina Guedes, comentou que as novas instalações do AP representam um antigo sonho dos profissionais que ali atuam e elogiou a equipe, que desde janeiro, quando o AP foi transferido da Casa da Frontaria Azulejada, vem realizando trabalhos em mutirão a fim de preparar o espaço. Ela destacou ainda o empenho da historiadora Rita Márcia Cerqueira e do arquiteto Nelson Santos Dias, responsável pelo projeto do AP, homenageados com uma escultura em vidro.

A presidente lembrou que as novas instalações capacitam a fundação a parcerias, patrocínios e financiamentos voltados ao aprimoramento de seus serviços, entre eles a criação de um banco de dados, com o qual será possível obter informações de todos os documentos existentes sobre um determinado endereço, por exemplo. A criação do banco de dados é um dos três projetos da Fams em fase final de aprovação pelo Ministério da Cultura – os outros se referem à microfilmagem do acervo e à publicação de um livro de divulgação do acervo cartográfico.

INFRA-ESTRUTURA
Mais de uma centena de convidados percorreram as novas instalações do arquivo e surpreenderam-se com os cuidados na preservação do acervo e com a estrutura disponibilizada ao público. Os processos, com consulta a ser agendada pessoalmente ou pelo telefone 3219-4321, chegarão às mãos dos interessados após passar por manutenção preventiva.

Já os pesquisadores disporão de uma sala especial e terão à disposição um historiador, armário para a guarda de material e mesas para a utilização de equipamentos eletrônicos. O prédio conta ainda com as salas de Cartografia, onde será possível pesquisar o acervo com cerca de três mil mapas; processamento técnico; conservação preventiva e higienização de documentos.

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