O Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT – Cedoc inicia neste mês de janeiro o desenvolvimento do projeto “Preservação de Acervo do Movimento Operário e Sindical” com apoio financeiro do BNDES. Aprovado no início de 2005, ele faz parte do Programa de Preservação de Acervos, realizado em convênio com o Ministério da Cultura (MinC) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Ao longo de 2006, o Cedoc (criado em 1999), será reorganizado com o objetivo de preservar e disponibilizar o acervo com um melhor aproveitamento do espaço físico. A idéia é modernizar através da aquisição de mobiliário, higienização, acondicionamento e armazenamento principalmente de seu acervo fotográfico.
Segundo o historiógrafo do Cedoc, Guido Alvarenga, toda a trajetória da reorganização do movimento sindical a partir dos anos 80 poderá ser encontrada. “A preservação do acervo do Cedoc-CUT além de fundamental para a memória das entidades filiadas, é também para os pesquisadores que assim terão acesso mais rápido às fontes primárias de pesquisa que também fazem parte do patrimônio cultural brasileiro”, salienta.
Para ler o artigo na íntegra, clique: CUT desenvolve projeto “Preservação de Acervo do Movimento Operário e Sindical”
|