O Centro Português de Santos comemora hoje 110 anos de fundação com a meta de se transformar em uma referência de cultura na Cidade, logo após a sua restauração.
‘‘A nossa intenção é incluir o local no roteiro turístico do Município e, também, construir um teatro café na parte térrea,’’ afirma o presidente do Centro Português, Alberto Tavares Barreiros.
Para que as ações sejam possíveis, há uma tramitação junto ao Ministério da Cultura para que o clube receba apoio de empresas, por meio da Lei Rouanet.
Em setembro, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa).
O clube foi fundado com a intenção de dar apoio e educação aos portugueses. Para celebrar o aniversário, a festa no local terá início às 20h30, com visita do embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, além do cônsul de Portugal em Santos, Fernando Araújo, e os prefeitos das cidades da Baixada Santista. Haverá jantar dançante e outras atrações. Os convites para a festa estão esgotados.
A arquitetura do prédio chama a atenção. É em estilo neomanuelino (com elementos como a corda das capitanias hereditárias), que se refere às conquistas marítimas portuguesas...
Para ler o artigo na íntegra, clique: Centro Português completa 110 anos
|