Leia mais
França: Governo francês se desfaz de propriedades históricas
Campo Grande/MS: As Histórias que os Bairros Contam será tema do projeto Educação
Portugal: III Congresso de Arqueologia de 15 a 20
Argentina: Museu argentino fecha após roubo de relógio de herói nacional
Itapura/SP: Forte de Itapura corre risco de desabar
Painel
Painel

 
SESI participa do Historiando a Zona Noroeste com mais de 50 fotos
Prefeitura Municipal de Santos
agosto/2005
 
Fotos do antigo Matadouro Municipal, construído em 1916, na Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, serão expostas na mostra que abrirá, no próximo dia 28, o Projeto Historiando a Zona Noroeste. A iniciativa é da Prefeitura em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) e diversas entidades governamentais e não-governamentais, entre elas Fórum Social da ZNO, Arte no Dique e creches comunitárias. A mostra integra as comemorações oficiais pelos 29 anos de criação dessa região da Cidade, a serem realizadas na Praça da Paz Universal.

As imagens fazem parte de um acervo de cerca de 50 fotos, fornecidas por Lauro Antoninho Gotardi, diretor do Sesi-Santos, instituição que, em função da desativação do matadouro, recebeu a área da Prefeitura em 1982, recuperando e ampliando a edificação. Desde 1986 o espaço é utilizado como complexo educacional, esportivo, cultural e de lazer. O imóvel original do matadouro foi restaurado, obedecendo a uma política do Sesi de preservar a história e os bens arquitetônicos.

“Com os recursos aplicados para a recuperação do prédio, o Sesi poderia construir três outros complexos iguais ao da Zona Noroeste”, disse Gotardi, lembrando que o revestimento do teatro, por exemplo, é em pinho-de-riga, madeira nobre que foi cuidadosamente preservada. Atualmente, o Sesi conta com 13 mil cadastrados, entre alunos e associados, e registra um movimento diário em torno de 2 mil pessoas.

Em uma área de aproximadamente 40 mil m², a instituição oferece atendimento em cinco áreas: educação (1.500 alunos matriculados nos ensinos infantil, fundamental e supletivo), esportes e lazer (futebol, atletismo e natação, com 7.100 associados titulares), sócio-cultural (teatro, exposições, cursos semi-profissionalizantes de geração de renda), alimentação (cursos de nutrição, com destaque para o Programa Alimente-se Bem) e saúde, com uma unidade odontológica que, além dos programas de ação preventiva envolvendo todos os alunos, atende à comunidade, oferecendo serviços a preço de custo.

FONTE: Website oficial da Prefeitura Municipal de Santos