Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: Prédio do Cassino da Urca será recuperado
Florianópolis/SC: Prefeitura repassa R$ 500 mil para reconstrução da Catedral Metropolitana
Plagiando o poeta: no caminho do gasoduto tinha um sítio arqueológico. Tinha um sítio arqueológico no caminho do gasoduto
América do Sul reconhece-se nas tradições oprimidas à procura de identidade
Rio de Janeiro/RJ: Segunda etapa das obras do MNBA entregue nesta segunda
Painel
Painel

 
Ceará: Retrospectiva 2005 traz como temas os fatos mais marcantes do interior do estado
Portal Verdes Mares
dezembro/2005
 
Hoje a Retrospectiva do Bom Dia Ceará vai mostrar os principais fatos do interior do Estado. A segunda reportagem mostra, entre outros assuntos, o adeus emocionado ao padre dos romeiros no Cariri. E também o que foi notícia na política do Ceará.

Polícia na Justiça. Foi preciso reforço policial no forum de Barbalha, para assegurar a diplomação do candidato derrotado à prefeitura, Camilo Santana. Ele ficou um dia no cargo, numa batalha judicial que continua, com o candidato vitorioso, Romel Feijó, no cargo.

Reforço também no fórum de Milagres, para o depoimento de testemunhas e vítimas do ex-prefeito Helosmann. Ele é acusado de abusar sexualmente de adolescentes, mas nega o crime e continua em liberdade. Onde tem fumaça tem fogo. A maior apreensão de maconha foi em Potengi, depois da perseguição da polícia a um carro que avançou uma barreira policial. Os traficantes não foram presos.

Onde tem fogo tem fumaça. Documentos foram queimados no posto do INSS de Itapipoca, 20 dias depois de descoberto um desvio milionário. Os acusados não estão presos. O fogo queimou uma casa no Crato e matou uma aposentada antes da chegada dos Bombeiros. Quando a caminhão chegou, a mangueira estava quebrada.

Em Itapipoca, a vítima foi um bebê que morreu queimado enquanto dormia. Na hora do incêndio, a mãe estava vendo novela na casa de um vizinho. Preservação ornitológica. Cientistas sobem a Floresta Nacional do Araripe para salvar o Soldadinho, no único lugar do mundo onde o pequeno pássaro ainda pode ser visto e ouvido.

Preservação arqueológica. Alunos de Ipu descobrem na ibiapaba inscrições rupestres, que podem ajudar a entender como viviam os antepassados na região. Um estudante de Sobral descobriu um cemitério indígena, quando ajudava o pai a construir um banheiro nos fundos de casa.

Preservação arquitetônica. A igreja matriz de Viçosa do Ceará começou a ser restaurada, três anos depois de tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. As pinturas foram feitas por padres jesuítas faz mais de três séculos. E em Barbalha, começou a ser reconstruído o Palácio 3 de Outubro. Construído no Império, o prédio veio abaixo com as chuvas fortes de 2004.

Em Juazeiro do Norte, o monumento que deveria ser inaugurado na passagem do milênio ficou pronto. O Luzeiro do Sertão tem 290 toneladas de aço, 111,5 metros de altura. Com 30,25 metros, foi inaugurada em Canindé a estátua de São Francisco das Chagas. A maior estátua sacra da América Latina é um símbolo da fé grandiosa no santo dos pobres.

Para ler o artigo na íntegra, clique: