Leia mais
Estados Unidos: Descobrimentos portugueses em Washington com mais de 300 peças
Macaé/RJ: Igreja São João Batista ganhará nova iluminação
São Paulo: Estação Nossa Língua deverá ser inaugurada em dezembro de 2005
Argentina: Buenos Aires terá museu dedicado à obra de Jorge Luis Borges
Ribeirão Preto/SP: Museus para a USP: um bom negócio
Painel
Painel

 
Plagiando o poeta: no caminho do gasoduto tinha um sítio arqueológico. Tinha um sítio arqueológico no caminho do gasoduto
Mônica Yamagawa
junho/2004
 
Entre o distrito de Xerém, na Baixada Fluminense/RJ e a cidade de Petrópolis/RJ, a Companhia Estadual de Gás (GEG RIO) trabalha na instalação de um gasoduto de 14 quilômetros.
Cumprindo a resolução do Conselho do Meio Ambiente (n. 001/86), obras de grande impacto como esta devem ser acompanhadas por arqueólogos. Estes por sua vez, trabalham, juntamente com os técnicos e operários do gasoduto, na pesquisa de cinco sítios arqueológicos localizados no trecho Xerém-Petrópolis e, em quatro meses de exploração, foram encontrados moedas, cachimbos, porcelanas e cerâmicas que, acreditam ser dos séculos XVII e XIX. Entre a cultura material encontrada, uma moeda de 1819, a mais antiga encontrada no local até o momento.
Na propriedade de um dos moradores que ajudam no projeto, foram encontradas duas rodas d’água usadas para ralar mandioca e produzir farinha e um forno para fazer carvão e, dentro das rodas ouros objetos: um cachimbo de argila e uma moeda de 1868.

FONTE: O Estado de São Paulo.