Leia mais
São Luís/MA: Projeto Turismo Educativo visa a preservação do patrimônio natural, arquitetônico e cultural da cidade
São Paulo/SP: Recuperação da "cracolândia" ainda não passa de projeto
Belém/PA: Fumbel capacita agentes para o Patrimônio Histórico
Cuiabá/MT: Patrimônio Histórico de Mato Grosso passa por revitalização
França: Paris - Salão dos Espelhos de Versalles, restaurado, mostra seu esplendor
Painel
Painel

 
Rio de Janeiro/RJ: Restauração do Museu Nacional de Belas Artes deve acabar em novembro, prevê diretor do Iphan
Aline Beckestein. Agência Brasil. Último Segundo
janeiro/2006
 
As obras de restauração do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) na cidade do Rio de Janeiro – iniciadas em 2003 – devem ser finalizadas no início de novembro, segundo informou o diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), José Nascimento Júnior.

A idéia, segundo ele, é que, com a finalização da reforma, o museu fique pronto para a comemoração dos 70 anos, no ano que vem. O museu completou 69 anos hoje (13).

Nascimento enfatizou a importância da reforma do MNBA para a cultura brasileira. "Ele é um dos maiores museus da América latina, com obras que pertenceram à família real portuguesa", informou. Segundo o diretor, o museu passou, até hoje, por apenas uma pequena restauração de uma de suas fachas, feita em 1996.

Entre as principais obras estão a cobertura do prédio, a fachada principal, a biblioteca e a cafeteria. De acordo com Nascimento, a falta de reformas ameaçava, inclusive, as obras de arte do museu. "Nos dois primeiros anos, foram feitas as obras emergenciais para acabar com a ameaça de curto-circuito nas salas de obras. Havia até fiação de luz passando com duto de água."

Para ler o artigo na íntegra, clique: