Uma discussão entre especialistas mantém paralisadas há mais de um mês e meio as obras de recuperação do forro do altar-mor da histórica capela Menino Deus, da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, em Florianópolis.
A discussão entre os profissionais de arquitetura e restauração é técnica. A empresa especializada contratada pela Irmandade encontrou algumas pinturas simétricas, repetidas, não artísticas, consideradas puramente ornamentais, em razoáveis condições, num lado da capela. No outro estão mais apagadas.
A intenção era realçar ambas, dando-lhe uniformidade ao conjunto, com nova pintura. Restauradores da Fundação Catarinense de Cultura mantiveram a disposição de deixa-las da forma como foram encontradas. O leigo no assunto sempre terá a impressão de que a obra de recuperação está inacabada. Diante do impasse a diretoria da Irmandade planeja contratar dois peritos independentes para decidir que atitude tomar, já que entende que os trabalhos devem prosseguir e serem concluídos – o que já é considerado muito difícil – para serem exibidos por ocasião das comemorações da 241a edição da Procissão do Senhor Jesus dos Passos, dias 1o e 2 de abril.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Impasse técnico paralisa obra de restauração de capela histórica
|