Leia mais
Portugal: Restauro dos frescos à espera de apoios
Itália: Obra-prima de Vittorio De Sica é restaurada
Iphan defende conservação do patrimônio como matéria escolar
Feira de Santana/BA: Casarão dos Olhos d’Água é entregue a comunidade
Mariana/MG: Praças históricas de Mariana, em Minas Gerais, são restauradas pelo programa Monumenta
Painel
Painel

 
Definido prêmio de concurso do centenário dos canais
Prefeitura Municipal de Santos
novembro/2005
 
Um notebook será o prêmio do autor da logomarca comemorativa aos 100 anos do início das obras do sistema de drenagem de Santos, em concurso a ser promovido pela Comissão Coordenadora das Comemorações do Primeiro Centenário dos Canais de Santos. A premiação foi definida nessa segunda-feira (22), durante reunião na Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).

A comissão vai sugerir à Secretaria Municipal de Governo, até sexta-feira (25), nomes de profissionais que possam integrar o júri. Com diretrizes estabelecidas pelo International Council of Graphic Designes Association, o certame, a ser lançado oficialmente no próximo dia 14, permitirá a inscrição de vários projetos por participante, vetada, entretanto, a funcionários da Administração e de empresas que prestam serviços à Prefeitura.

O prazo de entrega dos trabalhos na sede da Fams (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Cep. 11.013-010, Centro Histórico) e de postagem no Correio expira em 31 de janeiro de 2006. A logomarca, em no máximo quatro cores, deverá conter a frase "100 anos", e não poderá apresentar elementos gráficos já adotados pela Administração.

O júri será composto por um funcionário da área de comunicação da Prefeitura, um profissional de publicidade, dois da área de design gráfico, um patrocinador, um artista plástico e um profissional do mercado publicitário. Apenas o primeiro colocado receberá prêmio, cabendo aos dois outros classificados menções honrosas. Os melhores trabalhos integrarão a mostra itinerante, que percorrerá diversos equipamentos públicos.

SITE
Ainda nessa segunda-feira, a comissão decidiu transferir para o dia 14, às 9 horas, no salão nobre Esmeraldo Tarquínio, do Paço, o lançamento do site comemorativo aos 100 anos dos canais. Concebido como uma revista eletrônica cultural e de serviços, o site enfocará temas relacionados às obras de saneamento idealizadas pelo sanitarista Saturnino de Brito e à memória da Cidade.

No endereço eletrônico também estão previstos textos sobre urbanismo e meio ambiente e espaço interativo de memória, no qual serão inseridas histórias dos munícipes envolvendo os canais. A comissão do centenário dos canais deliberou ainda sobre a realização de seminário acadêmico que abordará o sistema de drenagem, urbanização e meio ambiente.

Fará contatos com os arquivos Nacional e do Estado, além dos institutos Geológico e Geográfico e Cartográfico, a fim de verificar a existência de material cartográfico e iconográfico sobre Santos e seu sistema de saneamento. A comissão coordenadora das festividades, criada pelo decreto 4.471, de 4 de outubro, volta a se reunir no próximo dia 2, às 9h30, na Fams.

O grupo é composto por representantes da fundação, Câmara, UniSantos, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES - Seção São Paulo); secretarias municipais de Comunicação, Cultura, Educação, Governo, Meio Ambiente e Turismo; Sabesp, Sindicato dos Urbanitários de Santos e governo estadual.

FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos