Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: PF investiga roubo de peças da Catedral Metropolitana
Angola: Ministério da Cultura promove encontro sobre "Línguas Nacionais"
São Simão/SP: Bairro de S. Simão quer tombar estação ferroviária
Campinas/SP: Roseana pede interdição de plataforma
Museu do Bonde: ampliação do acervo
Painel
Painel

 
Dourados/MT: Valorização da História Regional pelo Turismo Rural
Cristina Horst Pereira, Patrícia Cristina e Statella Martins. Jornal O Progresso
dezembro/2005
 
O município de Dourados, com apenas 69 anos, possui importante passado e uma rica história, no entanto, desconhecidos pela maioria da população.
É fato conhecido a influência ruralista nos modos, costumes e tradições do povo douradense. Estes fatores são provenientes da forma de colonialização da região.

Tudo teve início devido à preocupação do Governo com a região fronteiriça que na época apresentava considerável parte de suas terras em mãos estrangeiras. Como medida mitigadora, instituiu-se uma nova política colonizadora que teve como resultado a criação das Colônias Agrícolas Nacionais.

As Colônias Agrícolas eram tidas como pólos de desenvolvimento, pois uma gama de benfeitorias era oferecida pelo governo aos colonos. Dentre elas se encontravam a educação gratuita, atendimento médico e farmacêutico, transporte ferroviário, a cedência de máquinas, instrumentos agrícolas e animais de trabalho, além da doação de lotes que variavam de 20 e 50 hectares.

A CAND – Colônia Agrícola Nacional de Dourados, foi instituída em julho de 1948, e desde então se tornou um "ímã econômico", atraindo as mais diversas companhias interessadas na região pela estratégica localização das terras e pelas facilidades oferecidas pelo governo.

Para ler o artigo na íntegra, clique: