A Comissão de Arte e Património da diocese de Leiria-Fátima apresenta hoje ao público a obra literária “Alma e Imagem”, da autoria do cónego Américo Ferreira. Numa cerimónia a decorrer no Seminário Diocesano de Leiria, o livro é apresentado, em primeiro lugar, aos padres da Diocese e só depois estará disponível ao público em geral.
Trata-se de uma compilação do vastíssimo espólio albergado no Seminário Diocesano, num museu constituído, sobretudo, por “imagens” que são a “alma” histórica de séculos e séculos da presença da Igreja Católica em Leiria. A juntar à dedicação e ao trabalho decisivo na recolha, investigação e catalogação das centenas de peças que estão em exposição, o autor deixa-nos agora um legado documental que ficará, sem dúvida, como contributo incontornável para a história da Diocese.
De tudo um pouco se pode contemplar neste trabalho notável de Américo Ferreira. Das gentes que viveram nos tempos mais recuados e que deixaram os seus testemunhos, até a alguns séculos mais recentes, podemos verificar a riqueza da génese e da evolução da Diocese.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Museu da Diocese de Leiria-Fátima lança livro “Alma e Imagem” da arte sacra diocesana
|