Os amantes da cultura não podem perder a exposição de 40 esculturas, que a secretaria municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) promove a partir desta sexta-feira (7), no Solar dos Mellos. Intitulada “Bumba-Meu-Boi – Uma Interpretação no Barro”, a exibição é resultado de pesquisa de campo da escultora Liduína Leite Araújo. Para fazer o trabalho, ela viajou por diversos estados do Nordeste, onde aprofundou-se nos costumes, indumentárias, músicas e personagens da história do Bumba-Meu-Boi. “Foram cinco anos de pesquisa”, conta a artista.
A exposição ficará um mês no local, podendo ser visitada durante os dias úteis das 10h às 18h. Neste primeiro dia, haverá vernissage às 19h. Liduína já expôs na galeria Antonio Bandeira, convidada pela Fundação de Cultura e Turismo de Fortaleza; no Museu Homem do Nordeste, em Recife, e em ocasião do Seminário de Arte e Artesanato, em Teresina.
Ela conta que visa com a exposição transmitir a cultura do Bumba Meu Boi. Algumas de suas peças já foram vendidas para americanos, ingleses e franceses. Pessoas do Maranhão, Pernambuco e São Paulo também adquiriram obras da artista, cujos valores estão acima de R$ 800. “Não tive patrocínio para realizar as viagens e desenvolver as pesquisas”, justifica. Este trabalho está registrado no Catálogo do Museu Homem do Nordeste, e foi assunto de diversas reportagens de jornais e revistas nordestinos.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Exposição de esculturas mostra folclore nordestino no Solar dos Mellos
|