Foi reinaugurado neste domingo o acesso da estrada Caminhos do Mar, a antiga estrada de Santos, por Cubatão (Baixada Santista). Foram investidos, ao todo, R$ 2 milhões na restauração do acesso e de cinco monumentos. Outras duas obras devem ser restauradas no início do ano que vem.
O acesso por Cubatão permite que moradores da região cheguem à estrada sem passar pelo sistema Anchieta-Imigrantes. Foi investido mais R$ 1,23 milhão na instalação de dispositivos de drenagem e geotecnia, além de canal e bueiro no km 46 e na execução de muros até o km 48.Reprodução
Rancho da Maioridade, um dos monumentos restaurados
Os cinco monumentos restaurados são Padrão do Lorena, Rancho da Maioridade, Belvedere Circular, Ruínas do Pouso e Monumento do Pico. Os dois monumentos restantes --Cruzeiro Quinhentista e Pouso Paranapiacaba-- deverão ser entregues no começo de 2006.
Inicialmente, a via --inaugurada em 1844-- era chamada de estrada da Maioridade, em referência à emancipação de dom Pedro 2º, e servia o tráfego de carroças e diligências. Em 1926, a estrada foi a primeira da América Latina a receber asfalto.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Governo restaura acessos e monumentos da antiga estrada de Santos
|