A restauração da imagens foi realizada por jovens de baixa renda, capacitados por especialistas da Funarte, resultado do Projeto Vitae de Limpeza e Substituição de Embalagens do Acervo Fotográfico do MIS.
A capacitação de jovens de comunidades de baixa renda, foi realizada por técnicos e especialistas do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte.
São 38 imagens das coleções Rádio e TV no Brasil, que pertencem ao acervo do MIS, entre elas, fotografias de personagens como Chacrinha, Adoniran Barbosa, Jô Soares, Fernanda Montenegro e Sílvio Santos.
Ao todo estão previstos processamento de 30 mil slides, 34 mil ampliações originais, 45 mil negativos 35mm e 3.570 negativos em médios e grandes formatos, visando ampliar a longevidade do acervo, sua segurança, guarda e embalagem e identificação.
Mais de 11 mil ampliações já foram limpas e colocadas em embalagens para guarda de longa duração e no momento, o grupo trabalha nos negativos e ampliações originais do acervo
Para a capacitação da equipe, os cursos realizados pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte abordaram temas como: a estrutura dos materiais fotográficos processados e suas variações na história da fotografia; principais causas de deterioração dos materiais fotográficos; técnicas, métodos e materiais empregados na preservação de acervos fotográficos (manuseio, materiais, acessórios e soluções de acondicionamento e guarda); diagnóstico, higienização, pequenos reparos em fotografias com suporte em papel; apresentação e utilização de vocabulário técnico; diagnóstico, higienização, pequenos reparos em fotografias com suporte em vidro e plástico (negativos de vidro, negativos flexíveis e diapositivos). e confecção de embalagens (jaquetas de poliéster, envelopes, caixas, pastas suspensas e passe-partout).
Museu da Imagem e do Som
Local: Av. Europa, 158, tel. (11) 3062-9197
Horários: de terça a domingo, das 12h às 20h.
Entrada Franca - Até 31 de Julho de 2005.
|