Leia mais
França: Paris - Salão dos Espelhos de Versalles, restaurado, mostra seu esplendor
México: Estragos no património histórico
Cuiabá/MT: Política cultural trabalha na preservação da memória religiosa
Portugal: do centro histórico velhos e desabitados
Sergipe/PE: Professora da UFS lança livro sobre a arquitetura de Sergipe
Painel
Painel

 
Evento marca cessão de área próxima ao Engenho dos Erasmos para base da USP
Prefeitura Municipal de Santos
novembro/2005
 
A assinatura do termo de permissão de uso de área municipal para a Universidade de São Paulo (USP), junto às ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, onde será construída uma Base Avançada de Cultura e Extensão Universitária, acontece nesta quarta-feira (23), às 15 horas.

O evento será no próprio sítio arqueológico, com a presença de representantes da Prefeitura e da instituição. A programação inclui a apresentação do Coral USP, Quarteto de Cordas Martins Fontes, da Secretaria Municipal de Cultura, e Coral Infantil Céu da Boca, da Secretaria Municipal de Educação.

A Prefeitura publicou nessa segunda-feira (22) no Diário Oficial o decreto 4.489, que outorga à USP a permissão de uso do terreno, localizado à Rua Alan Ciber Pinto, na Caneleira, divisa com Vila São Jorge, Zona Noroeste. A construção da base ficará a cargo da universidade.

O projeto arquitetônico prevê uma sala de exposições envidraçada, visualmente integrada às ruínas, onde funcionará o museu, além de espaços articulados, incluindo sala de estudos e pesquisas e auditório. A possibilidade de utilização da base pela comunidade garante o interesse social da proposta.

A solenidade terá a presença do vice-reitor da USP, Hélio Nogueira; do pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, professor doutor Adilson Avansi de Abreu, e da presidente do Conselho Curador das Ruínas, professora doutora Maria Cecília França Lourenço.

FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos