O projeto "Caminhos do Mar – Pólo Ecoturístico" realiza-se dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, entre a Baixada Santista e a cidade de São Paulo, e conta com importante patrimônio, tanto ambiental como cultural, como a Mata Atlântica e obras de engenharia e arquitetura importantes para a história paulista.
Declarada pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, teve seus monumentos tombados pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, na década de 1970. O projeto é o resultado da cooperação de cinco Secretarias de Estado: Secretaria da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento; do Meio Ambiente; de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo; da
Cultura e dos Transportes. Tem como parceiro o IF- Instituto Florestal, a FPHESP - Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos e EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia S. A.
Ainda incompleto, seu como objetivo é receber entre 10 e 12 mil visitantes mensais e, no momento, está sendo desenvolvido em módulos, pois depende de recursos financeiros privados para a sua viabilidade. Na fase experimental, de abril à dezembro de 2004, somente grupos monitorados têm acesso ao local. Para isso, há uma portaria principal no município de São Bernardo do Campo, com estacionamento para veículos, e a partir deste ponto os visitantes fazem os passeios a pé ou de microônibus. Para 2005, estão previstas: outra portaria de acesso, localizada em Cubatão e a construção de um centro de apoio para recepcionar os visitantes, composto de estacionamento, salas de administração, ambulatório, anfiteatro, biblioteca, laboratórios, espaço para exposições, área de descanso e contemplação, lanchonete, loja de souvenires, entre outras coisas.
No momento o projeto piloto oferece estacionamento com segurança; centro de Apoio ao Visitante com infra-estrutura básica; roteiros monitorados pela Mata Atlântica, incluindo Calçada do Lorena e Estrada Caminho do Mar; circuito monitorado de micro ônibus, passando por Monumentos Históricos; visitas monitoradas à Usina Hidrelétrica de Henry Borden (externa e subterrânea); áreas de descanso e contemplação em meio à Mata Atlântica e espaço para realização de eventos ecoturísticos, previamente agendados.
Entre os roteiros disponíveis para agendamento estão:
1. Histórico I: percurso de 8Km, realizado a pé pela estrada Velha de Santos, em meio à Mata Atlântica, passando por nascentes, cachoeiras e pelos monumentos históricos construídos em 1922, chegando até o Cruzeiro Quinhentista, em Cubatão. O retorno é feito em micro-ônibus. A duração é de 4 horas, disponível de terça à domingo, com grau de dificuldade 2 – Moderado, ou seja, requer bom condicionamento físico e é indicado para maiores de 12 anos.
2. Energético: visita à Usina Hidrelétrica de Henry Borden (externa e subterrânea), construída no século passado e ainda em operação. A duração é de 3 horas, disponível às segundas, quartas e sextas-feiras, com grau de dificuldade 1 – Fácil, ou seja, requer uso de calças compridas e calçados sem salto. Os capacetes e protetores auriculares serão fornecidos no local e é indicado para maiores de 16 anos.
Outros roteiros criados, porém,
suspensos temporariamente são:
1. Ecológico-histórico: caminhada em meio à Mata Atlântica, descendo a pé pela Calçada do Lorena e subindo pela Estrada Caminho do Mar, passando por monumentos históricos. A duração é de 7 horas, disponível de terça à domingo, com grau de dificuldade 3 – Difícil, ou seja, requer bom condicionamento físico e é indicado para maiores de 12 anos.
2. Histórico II: percurso realizado em micro-ônibus pelos 8Km da primeira estrada pavimentada da América Latina. Paradas para contemplação dos monumentos históricos, construídos em 1922, além da exuberante Mata Atlântica com nascentes, cachoeiras e vistas panorâmicas da Baixada Santista. A duração é de 3 horas, disponível de terça a domingo, recomendado para aqueles que não querem caminhar e indicado para maiores de 8 anos.
O pólo está aberto de terça a domingo das 8h30 às 16h30, porém,
todos os roteiros requerem agendamento prévio. Outras atividades, tais como, passeios de bicicleta, grupos exclusivos, seminários, eventos, deverão ser tratados com antecedência por telefone: (13) 3372-3307.
Para maiores informações e agendamento, entre em contato através do telefone acima ou através de e-mail:
caminhosdomar@emae.sp.gov.br
Maiores detalhes acesse o website:
http://www.emae.sp.gov.br/caminhos/inst_oferece.html