Começaram nesta terça-feira as obras para adequação da fachada e do telhado do imóvel onde funciona o supermercado de Ouro Preto, na região Central de Minas. Segundo o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na cidade, Benedito Tadeu de Oliveira, serão fechados os vãos da fachada, retirada uma porta antiga e colocadas duas janelas e uma porta menor. O telhado vai ser rebaixado.
O imóvel, de final do século XVIII e tombado pelo patrimônio desde 1938, foi parcialmente demolido em agosto do ano passado, por causa de uma construção irregular iniciada há mais de oito anos. O processo correu na Justiça, que deu ganho de causa ao órgão federal. O supermercado está localizado na Praça Antônio Dias, no centro histórico da cidade, ao lado da Matriz de Antônio Dias, onde está enterrado Aleijadinho (1738-1814).
O diretor espera terminar as obras em no máximo 15 dias. Um total de R$ 18 mil foram gastos pelo Iphan com a demolição e adequação do supermercado. O valor deverá ser ressarcido posteriormente pelo responsável pela construção, com juros e correção monetária...
Para ler o artigo na íntegra, clique: Supermercado de Ouro Preto será restaurado pelo patrimônio histórico (MG)
|