Leia mais
Jundiaí/SP: Patrimônios de Jundiaí são revelados em mostra fotográfica
São Paulo/SP: Promotoria quer retirar acervo de instituto furtado
Santos/SP: Obras do Pantheon dos Andradas ganham novo ritmo
Museus ficam órfãos do apoio da Fundação Vitae
Olinda/PE: Em 2006, Olinda será a capital da cultura do País
Painel
Painel

 
Cubatão/SP: Cidade pode ganhar 5 monumentos em 2006
A Tribuna Digital. Cidades: Cubatão
dezembro/2005
 
Criado por meio de decreto municipal, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural Cubatense (Condepac) vai definir em 2006 cinco processos de tombamentos, que foram abertos neste ano. Entre eles está incluído o conjunto de casas da Praça Coronel Joaquim Montenegro, conhecida também como Largo do Sapo.

O presidente do órgão, Wellington Ribeiro Borges, explica que os trabalhos não transcorrem de forma ágil porque ainda não há uma estrutura completa. ‘‘Nós vamos solicitar ao prefeito Clermont Castor a nomeação de uma equipe para acompanhar os processos. Em Santos, o conselho local conta com arquitetos e historiadores que trabalham especificamente nesse setor’’.

As casas do Largo do Sapo datam do início do Século XX, conforme informa os dados preliminares do estudo. De acordo com Borges, a área também sediava o chamado Porto Geral de Cubatão, de onde as mercadorias que chegavam da Capital, pelo antigo Caminho do Mar, eram transportadas para o Porto de Santos. Outro complexo arquitetônico que está sendo avaliado é a Vila Operária da Companhia Santista de Papel.

Localizado na Avenida Nove de Abril, no Centro, o prédio da Biblioteca Municipal, que sediou a primeira escola pública da Cidade e foi a terceira sede do Paço, também está sendo avaliado pelo Condepac. A situação precária de conservação da edificação motivou o envio de um ofício ao prefeito Clermont Castor, que se comprometeu a incluir a reforma do prédio no orçamento de 2006...

Para ler o artigo na íntegra, clique: