governo brasileiro digitalizou todos os documentos de estrangeiros naturalizados no Brasil e os disponibilizará ao público em breve. Com isso, um descendente de português, por exemplo, poderá saber como, quando e onde seus antepassados chegaram ao país. Além disso, a informatização também deve agilizar a emissão de documentos para imigrantes.
"Todos os registros, desde a época do Império, foram digitalizados e, dentro de seis meses, será possível consultar a história desses imigrantes", disse hoje à Agência Lusa a diretora do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça.
Durante um ano e meio, 80.769 páginas foram microfilmadas e digitalizadas pelo Departamento de Estrangeiros, em parceria com a Imprensa Nacional. O acervo irá compor o Centro de Memória da Imigração no Brasil, que terá painéis, esculturas e outras ferramentas de comunicação visual no Ministério da Justiça, em Brasília, com informações como fluxos migratórios e a contribuição dos imigrantes na formação da cultura brasileira.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Brasil digitaliza acervo de documentação de imigrantes
|