“Uso da tecnologia digital no resgate da identidade histórico-cultural de Minas Gerais”. Esse é o nome do último Edital lançado pela FAPEMIG e já é a terceira vez que esse tema é alvo de financiamentos da Fundação. O objetivo da iniciativa é recuperar, organizar e disponibilizar o patrimônio documental do Estado de Minas Gerais para acesso por meio digital. Podem participar instituições voltadas ao ensino e à pesquisa, bem como as entidades que desenvolvem ações de preservação e acesso a acervos documentais.
O foco dessa edição é dirigido aos acervos municipais que compõe o chamado Circuito da Estrada Real identificado pelo Instituto Estrada Real da Fiemg. Segundo o presidente da FAPEMIG, José Geraldo de Freitas Drumond, "esse direcionamento é fundamental nesse momento histórico em que a Estrada Real passa a ser o maior circuito turístico nacional e têm atraído milhares de pessoas para os municípios que serão alvo da pesquisa."
As propostas podem ser apresentadas isoladamente ou em forma de parceria com empresas, associações, sindicatos, entidades representativas de classe, sediadas no Estado de Minas Gerais. As propostas devem ser inseridas dentro de dois objetivos específicos predefinidos que cobrem diferentes opções de organização e acesso a acervos documentais totais ou em um subconjunto de determinado acervo, por meio digital. O Edital prevê recursos na ordem de R$ 1 milhão para aquisição e adaptação de tecnologias digitais, com vistas à organização, digitalização e acesso, em meio digital ao acervo documental produzido e acumulado em 162 Municípios localizados no Estado de Minas Gerais.
O prazo para envio de propostas é dia 19 de agosto de 2005. Mais informações no site da FAPEMIG http:// www.fapemig.br , link Edital de Demanda Induzida/ Aberto ou pela Central de Informações ci@fapemig.br .
|