Foi assinado na manhã de quinta-feira, na Universidade Vale do Rio Doce, em Governador Valadares, o aditivo ao convênio para a criação do Herity-Brasil, uma extensão do Herity-Internacional, com sede em Roma-Itália. A Herity é uma Organização Não Governamental que atua no campo de certificação da qualidade da gestão do patrimônio histórico exposto à visitação pública. Assinaram o documento o diretor-executivo do Herity-Internacional, Prof. Dr. Maurizio Guagliuolo, a reitora da Univale Profª Drª Inguelore Scheunemann de Souza, o representante do Instituto da Hospitalidade, José Wagner Fernandes, o prefeito de Governador Valadares, José Bonifácio Mourão, o Secretário Adjunto de Estado de Turismo, Roberto Luciano Fortes Fagundes e representantes de prefeituras da região, universidades de vários estados brasileiros e empresas.
Para o diretor executivo do Herity, Prof. Dr. Maurizio Guagliuolo, o primeiro aspecto a ressaltar, na criação do Comitê Herity no Brasil, é o fato de demonstrar que um país rico em de patrimônio e de bens culturais pode construir também um futuro a partir de um programa que atua na esfera econômica social e cultural. O Herity nasceu como um sistema técnico para servir e mostrar ao público a importância de preservar o patrimônio cultural e, um dos seus objetivos é justamente dar aos gestores do patrimônio instrumentos condições de preservar e valorizar o patrimônio disse.
A administração do Comitê Herity-Brasil será feita pelo Instituto da Hospitalidade, de Salvador Bahia, que, segundo Maurizio, funcionará como a secretaria administrativa do Herity-Brasil. A expectativa, segundo o diretor, é que o Herity cresça e se instale em cada um dos estados brasileiros através de parcerias que inclusive já tiveram início no momento da assinatura do aditivo e que envolveu várias universidades, prefeituras e empresas de vários estados.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Comitê Herity-Brasil ganha novas adessões
|