A fachada do memorial Terênzio Gallese, um dos prédios mais antigos da cidade, começou a ser restaurada. A construção de 1906 fica na rua Prudente de Moraes, 646 e foi tombada pelo patrimônio histórico municipal em 1983.
O proprietário do imóvel, o empresário Nelson Carrano Torres está restaurando a fachada como na concepção original e refazendo o teto, piso, banheiros e copa para a instalação de uma agência bancária. “O prédio foi alugado para um dos principais bancos do mundo que vai utilizar imagens do local para uma campanha nacional de conservação de patrimônio histórico.” Torres disse que ainda não pode revelar o nome da instituição financeira que vai ocupar a área.
O inquilino vai adaptar o interior do prédio com acabamento, pisos e divisórias conforme sua utilização. Torres disse que resolveu restaurar o prédio agora, depois de 18 anos, porque o momento político e econômico da cidade é propício. “Estamos vendo a restauração da Estação da Paulista, a recuperação da Rua do Porto e da praça José Bonifácio. A vida está surgindo novamente em Piracicaba e resolvi dar minha contribuição.”
O projeto de restauro assim como o acompanhamento das obras é do arquiteto e presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) João Chaddad.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Memorial Terênzio Gallesse vai virar banco
|