Leia mais
Viçosa/CE: Reforma termina em dezembro
PRATA@PT: A arte da prataria portuguesa dos séculos XX e XXI
Limoeiro do Norte/CE: Ciclo do couro é o tema
Arqueologia: Atrações turísticas viram patrimônio histórico
Arqueologia: Urna indígena é levada para avaliação no Museu Histórico
Painel
Painel

 
CATRAIATUR inicia as operações em julho
Mônica Yamagawa
fevereiro/2005
 
O passeio turístico de catraia pelo Porto de Santos, Catraiatur, deverá iniciar as operações em julho. O projeto é o resultado da parceria entre a Associação dos Catraieiros e a Fundação Victório Lanza, ligada ao Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte).

O presidente da fundação, Alexandre Nunes Affonso busca o apoio da Administração Municipal para a recuperação do entorno da Bacia do Mercado, no serviço de limpeza e a segurança do local e a reforma no Terminal Eraldo Aurélio Franzese, de onde partirão os passageiros. A instituição também procura por parcerias no setor privado, para a reforma das seis embarcações que serão utilizadas na rota turística, incluindo a implantação de caixa acústica, para reduzir barulho do motor, a inclusão de frigobar, bancos estofados e toldos móveis para os dias de sol intenso.

O orçamento do projeto é de R$ 120 mil e as embarcações partirão do Terminal Eraldo Aurélio Franzese, próximo ao Mercado Municipal, seguindo pelo porto até o terminal 37, na Ponta da Praia. O percurso, de cerca de uma hora, percorrerá a área de Vicente de Carvalho, passando pela Base Aérea e pelo cais do Valongo.

Serão treinados 120 catraieiros cadastrados na associação, com o objetivo de capacitá-los para lidar com os turistas. O curso, segundo o presidente da Associação dos Catraieiros, Walter Ferreira da Nóbrega, terá início em março, com duração de 20 horas e as aulas serão ministradas nas instalações do Unimonte, por professores da instituição.

Além das aulas o curso conta com o material didático criado especialmente para o projeto: uma apostila desenvolvida pela Fundação Victório Lanza, os catraieiros aprenderão a lidar com o turista, conhecerão os atrativos turísticos da Cidade e terão noções de salvamento e primeiros socorros.
 
FONTE: A Tribuna Digital