Leia mais
Rússia: Mais de 200 peças desaparecem do museu Hermitage na Rússia
Juiz de FOra/MG: Museu de Marmelos passará por reformas
Pinacoteca do Estado de São Paulo: reformulação administrativa
São Paulo/SP: Projeto no MIS conta a história do rock no Brasil
Feira de turismo e artesanato paulista
Painel
Painel

 
PRATA@PT: A arte da prataria portuguesa dos séculos XX e XXI
Alessandra M. Battochio Casolato
outubro/2005
 
Evento reúne exposição de peças, mostra fotográfica, vídeos, seminário e espaço vivencial. Em exposição, obras de designers como Frank O. Gehry e Álvaro Siza Vieira.

De 28 de setembro a 7 de outubro, São Paulo será sede do Prata@Pt (), evento sobre a ourivesaria portuguesa, uma das expressões artísticas e sociais mais antigas e importantes deste país, sempre renovada por gerações de ourives do norte de Portugal, importante centro de produção prateira.

Os visitantes poderão conhecer, através de exposições de peças e fotos, exibição de vídeos, seminário e espaço vivencial, o percurso evolutivo da prataria do norte de Portugal ao longo dos séculos XX e XXI. "Iremos mostrar a evolução da ourivesaria deste importante período não só pelo Portugal das tradições, mas igualmente através do Portugal contemporâneo" afirma Ludgero Marques, Presidente da AEP- Associação Empresarial de Portugal, entidade promotora do evento. Abaixo a programação:

A exposição "O Percurso da Prata no Norte de Portugal - Séc. XX e XXI" integrará três núcleos. O primeiro, denominado 'Artes da Prata na Primeira Metade do Século XX', trará peças como objetos de adorno, utensílios domésticos e litúrgicos de Pratas Portuguesas deste período, que fazem parte coleções particulares.

No segundo núcleo, denominado 'A Emergência do Design de Prataria na Segunda Metade do Século XX', serão exibidas peças de vários projetos como a Galeria Vantag, de Zilda Cardoso (desenvolvido entre 1985 e 1997); Um Ourives e Sete Artistas, do ourives Manuel Alcino (1993); Bienal da Prata (lançado em 2001) com peças dos Irmãos Campana e de Luciana Martins e Gerson Oliveira (Ovo); e Ourives e Designers, que mostra a tradição e inovação ao longo dos séculos XX e XXI. Neste núcleo os visitantes poderão conferir obras de artistas, mestres e arquitetos como Frank O. Gehry, Manuel Alcino, José Rodrigues, Álvaro Siza Vieira, Ana Fernandes, entre outros.
O terceiro núcleo, denominado 'Antecedentes Luso-Brasileiros', de curadoria da Princesa Cristina Orleans e Bragança, tratará da prataria brasileira, com objetos da época Brasil Colônia e Império, além de peças de arte sacra.

Já a mostra fotográfica "A Arte e a Indústria" traz uma visão da atividade de ourivesaria em imagens de reconhecidos fotógrafos como Aníbal Lemos, José Manuel Rodrigues e Vergílio Ferreira.

O evento também contará com o "Espaço Prata com Vida", um ambiente dinâmico onde os visitantes poderão conferir um artesão em trabalho de prata ao vivo; e com "Projeção de Vídeos", onde serão apresentados filmes demonstrativos da arte da prata.

O público ainda poderá participar do seminário "A Arte da Prata", onde profissionais e designers brasileiros e portugueses irão estabelecer pontes e cruzar conhecimentos, abrangendo todo o período temporal a que se dedica a exposição.

Com mediação de Valente de Oliveira, participam do seminário Ana Campos (Coordenadora do curso de Arte/Joalheria da Escola Superior de Arte e Design-ESAD), Nuno Vassallo e Silva (Diretor Adjunto do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian) e a Princesa Cristina Orleans e Bragança.

Todas as atividades do evento Prata@Pt têm entrada franca e ocorrem no Centro Fecomercio de Eventos, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - São Paulo. De 28 de setembro a 7 de outubro de 2005. Horário: Segunda a Sexta das 9h às 21h. Sábado e Domingo das 10h às 21h. Seminário: 28 de setembro, 19 horas. Informações e inscrições no site www.pratapt.com. O evento contará com serviço educativo que poderá ser agendado para grupos pelo tel. (11) 3151.6444 com Valéria.

Informações gerais e inscrições para o seminário através do e-mail ou tel. (11) 3151.6444. Promoção: AEP - Associação Empresarial de Portugal.