A Divisão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Ribeirão Preto deve solicitar uma cópia do levantamento que está sendo preparado pela Distribuidora Gás Brasiliano sobre o subsolo da cidade para iniciar um trabalho de identificação e mapeamento inédito na cidade.
A empresa realiza desde o início de dezembro um trabalho de pesquisa para a instalação de um gasoduto na cidade e é obrigada por lei a analisar se há vestígios arqueológicos de possíveis civilizações que viveram na área.
Um outro estudo está sendo feito na área onde deve ser construído o condomínio Alphaville Ribeirão, na estrada que liga a cidade a Bonfim Paulista. No local foram encontrados objetos que devem ser encaminhados ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para análise. Há suspeita que haja ali um sítio arqueológico.
Dados do próprio Iphan apontam que Ribeirão tem 15 sítios arqueológicos (área que apresenta algum vestígio de cultura humana, como pegadas, instrumentos de caça, pinturas ou pedras lapidadas) já encontrados por pesquisadores mas nunca estudados a fundo.
Para ler o artigo na íntegra, clique: O passado bem ao lado - Ribeirão prepara levantamento de sítios arqueológicos inédito na cidade em parceria com empresas
|