Uma parceria de dois anos entre a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) e o Stella Maris resultou na exposição fotográfica Colégio Stella Maris – uma história viva, a ser inaugurada na segunda-feira (30), às 18 horas, na Casa Natal, instalada este ano na Rua Thiago Ferreira, 17, Vila Rica. A mostra pode ser apreciada até o próximo dia 5, das 15 às 22 horas.
Em 85 fotos, divididas em 12 painéis, a Fams conta um pouco da história desta instituição de ensino, inaugurada em março de 1924 com quatro classes. As curiosidades que cercaram a compra do imóvel, na Avenida Conselheiro Nébias, são destaques nos textos, que registram também a filosofia de trabalho e as ampliações do colégio, ao longo das décadas.
A exposição, que enfoca ainda costumes e valores que marcaram a sociedade santista do início do século XX até hoje, marca o centenário no Brasil da presença apostólica da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho, instituição a que o colégio pertence.
PARCERIA
Além disso, o evento também celebra o sucesso da parceria entre as duas instituições, mostrando o resultado do processo de recuperação, organização e manutenção do acervo fotográfico do colégio, realizado pela Fams – os trabalhos ainda estão em andamento. “A importância da manutenção e organização do acervo do Stella Maris se dá pela preservação da história da escola e por tornar o material acessível a pesquisadores e interessados no assunto”, afirma o artista plástico Marcelo Mathias, responsável pelo acervo iconográfico da Fams.
Parte do passado do Boqueirão também pode ser apreciada, já que a história do bairro e do colégio se mesclam e se completam – foi graças ao Stella Maris que o Boqueirão cresceu e se consolidou como região residencial diferenciada, naquela época.
A Casa Natal/2006 - 12ª Mostra de Arquitetura de Interiores, Decoração e Paisagismo de Santos é um evento em benefício das obras assistenciais mantidas pela Associação dos Ex-alunos do Colégio Stella Maris (AEA), que agrega o glamour e o requinte de ambientes residenciais com atividades culturais.
FONTE:
Prefeitura Municipal de Santos