Leia mais
Artes: Esculturas de Brecheret terão modelos 3D para estudos e restaurações
Ipoema/MG: Museu do Tropeiro completa três anos e lança livro de culinária
Ministério Público discute preservação do patrimônio
João Pessoa/PB: Seminário discute potencialidade do turismo religioso na Paraíba
João Pessoa/PB: Iphaep divulga relatório sobre estado de conservação dos prédios
Painel
Painel

 
Piracicaba/SP: Ação de cupins faz metodistas restaurarem templo no Centro
Jornal de Piracicaba
janeiro/2006
 
Obras no prédio da área central têm custo estimado de R$ 50 mil e estão sendo feitas sob supervisão do Codepac Igreja foi o 3º templo metodista construído no Brasil.

A ação de cupins na parte interna da Igreja Metodista Central, o terceiro templo metodista construído no Brasil, provocou obras de restauração no prédio tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e Artístico de Piracicaba).

Segundo a administração da igreja houve degradação interna em função da grande quantidade de madeira existente na igreja. Entre as obras que serão realizadas estão a troca do forro e dos ventiladores, a pintura das paredes, além da manutenção dos bancos e dos pisos com a aplicação de verniz para proteção.

O custo estimado para a execução das obras é de R$ 50 mil. O processo de restauro da igreja seguiu toda a tramitação exigida pelo Codepac . O prédio localizado na rua Dom Pedro I foi tombado pelo patrimônio histórico pelo Decreto 9.750, em janeiro de 2002 e deve manter as características originais da sua construção.

A intenção da Metodista é reinaugurar a igreja no dia 1º de março. “Estamos nos empenhando para reinaugurar nesta data, com um culto especial voltado à toda a comunidade piracicabana, mas vai depender do andamento das obras”, afirma Paula Fernanda de Abreu Maia, auxiliar administrativa da igreja.

Para ler o artigo na íntegra, clique: