Centro de São Paulo: o Centro XI de Agosto, da Faculdade de Direito, iniciou uma campanha para a transferência do busto do poeta e escritor, Álvares de Azevedo, atualmente “morador” da Praça da República, para o Largo de São Francisco em São Paulo, juntando-se assim, as esculturas “O Idílio ou Beijo Eterno” e “O menino e o catavento".
A solicitação do grupo tem como base o fato do autor de “Macário” figurar entre os estudantes famosos da faculdade, fora isso, a sua atual localização, faz com que a sua presença passe despercebida, entre a vegetação e as muitas hermas em frente ao Antigo Instituto Educacional Caetano de Campos e, um tanto descontextualizado uma vez que seu envolvimento não está ligado a esta instituição.
Outro que poderia – e deveria - fazer companhia à Álvares de Azevedo, é Rui Barbosa, também ex-aluno da instituição e um “estranho” entre as esculturas em Homenagem à Carlos Gomes, na Praça Ramos de Azevedo.
FONTES:
•Associação Viva o Centro.
•OBRAS DE ARTE EM LOGRADOUROS PÚBLICOS DE SÃO PAULO: REGIONAL DA SÉ. Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo – DPH. São Paulo: 1987.
•ESCOBAR, Miriam. Esculturas no espaço público em São Paulo. 1ª. Edição. São Paulo: Veja Engenharia Ambienta S/A; CPA – Consultoria de Projetos e Artes Ltda; Gráfica Camargo Soares, 1998.
•GUIA FIQUE EM SÃO PAULO NO FIM DE SEMANA. São Paulo: Publifolha, AF Comunicações, 2001.
|