Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: Polícia Federal inicia vistorias em museus federais no Rio de Janeiro
São Paulo/SP: Enclave de beleza: Em um degradado bairro de São Paulo, a Igreja Nossa Senhora da Paz sobrevive como um museu quase anônimo
Araraquara/SP pode tombar 10 prédios
Campo Grande/MS torna obrigatório ensino da arte e cultura regional
Louvre ganhará ala para arte islâmica
Painel
Painel

 
Paraty/RJ: Destino cheio de graças
Silvia Campos da Agência Estado. Jornal O Povo
maio/2006
 
Se alguém fizesse o projeto de uma cidade com o objetivo de transformá-la num parque temático para turistas, dificilmente chegaria a uma fórmula tão perfeita quanto a de Paraty, no Estado do Rio, a 300 quilômetros de São Paulo. Da natureza, o município ganhou o cenário da Serra da Bocaina, coberta por mata atlântica e salpicada de cachoeiras, mais as águas calmas da Baía de Ilha Grande. Nela, se esparramam 65 ilhas pertencentes à cidade, com praias desertas e mar azul-turquesa.

As bênçãos do local, no entanto, não param por aí. Paraty sempre esteve estrategicamente localizada: fica quase a meio caminho entre Rio e São Paulo. De ambas, é fácil chegar até lá de carro ou de ônibus. Dos cerca de 350 mil turistas que visitam a cidade todos os anos, a maioria é dividida entre paulistas e cariocas. Eles representam 32,8% e 31,8% dos visitantes, respectivamente.

Para ler oa rtigo na íntegra, clique: