O projeto que visa a restauração de dois imóveis no Centro Histórico para instalação do Museu de Veículos Antigos de Santos (MUVS) foi enviado a Brasília e deve receber um parecer na próxima segunda-feira (14), quando ocorre reunião da equipe que analisa os pedidos com base na Lei Rouanet.
A informação foi obtida na quinta-feira (9) pela proprietária dos imóveis e autora do projeto, Renata Viegas da Cruz, que visitou o Ministério da Cultura acompanhada de um representante da Prefeitura. Os dois foram recebidos pelo secretário-executivo do Ministério, Juca Ferreira, e pelo secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Sérgio Xavier.
O projeto do museu se enquadra no Programa Alegra Centro, que promove a revitalização do Centro Histórico e fortalece a proposta de transformação da rua em corredor cultural. A primeira etapa prevê a restauração das fachadas e telhados dos centenários casarões localizados na Rua do Comércio, números 100/102 e 104/106. O trabalho deve ser feito pela Companhia de Restauro, responsável pela recuperação de prédios como o Masp e o Museu do Ipiranga.
O projeto teve, inclusive, análise e aprovação do Condepasa, já que os imóveis estão sob Nível de Proteção 2, que preserva fachadas e área externa. A intenção é que o museu seja itinerante com a troca do acervo de tempos em tempos. “Os veículos seriam expostos por temas, como fuscas, lambretas, os principais exemplares de uma determinada década, só veículos da Volks e assim por diante”, conta Renata.
O projeto já tem um patrocinador em vista, a Ecovias. Nesta sexta-feira (11), Renata reúne-se com o presidente da Concessionária, Marcelino Rafart de Seras, para detalhar o projeto, que terá ainda caráter social. “A idéia é fechar parceria com o Senai para capacitação de técnicos em restauro de carros antigos, aqui na Cidade, provocando geração de renda e emprego”, finaliza Renata.
FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos
|