Leia mais
Taubaté/SP: Reitora visita prédios históricos e discute projetos de restauro
Portugal: Porto - Esperança renasce com a «Porto Vivo»
Rio de Janeiro/RJ: Ladrões roubam peças históricas de museu no Rio (Museu da Cidade)
São Paulo/SP: TJ de SP determina que Mube continue na Avenida Europa
França / Emirados Árabes: Projeto do Museu do Louvre nos Emirados Árabes gera polêmica
Painel
Painel

 
Portugal: Porto - Shopping pagou obras da capela do Bom Sucesso
Sara Fernandes. Jornal de Notícias (Portugal)
dezembro/2005
 
RestauroEdifício do século XVIII reabriu ontem as portas, após décadas de abandono Intervenção, de 50 mil euros, foi paga pelo centro comercial.

Acapela da Nossa Senhora do Bom Sucesso, junto ao Shopping Cidade do Porto, reabriu, ontem, portas ao público, depois de décadas ao abandono. A inauguração das obras de restauro, tomadas a cargo pela Direcção do shopping, deu-se ontem, pelas 18 horas, numa eucaristia celebrada por D. Américo Alves Aguiar, vigário-geral da Diocese do Porto, em representação do bispo, D. Armindo Lopes Coelho. A capela, datada de 1748, é a única existente naquela zona da cidade do Porto.

Olga Sousa, assessora de comunicação do Shopping Cidade do Porto, diz que a restauração e abertura da capela era "um projecto desejado pelo shopping desde a sua abertura, em 1994". Contudo, foram precisos 10 anos para que as obras arrancassem. A demora, diz, "ficou a dever-se à inércia da ARPPA, associação que detinha a gerência do shopping". Só com o final do contrato com a ARPPA é que "a Bonaparte (a nova gerência) pode levar a cabo os seus intentos".

Uma associação tão implausível como a de um estabelecimento comercial a um edifício religioso é explicada desta forma pela mesma responsável "O shopping quer prestar serviços, não só a nível comercial, como dos equipamentos anexos. Este era um património cultural ao qual tínhamos de dar o devido valor"...

Para ler o artigo na íntegra, clique: