Leia mais
Fortaleza/CE: Novo folheto sai amanhã
São Gabriel da Cachoeira/AM: Lugar sagrado de indígenas no Amazonas pode se tornar patrimônio imaterial
Artes: Masp exibe obra-prima de pintor francês Corot
São Paulo/SP: Promotor acusa museu de comprar nota fria
Recife/PE: Imagens sacras são retiradas de altar para evitar assaltos
Painel
Painel

 
São Luís/MA: Capela de Bom Jesus dos Navegantes pode ruir
Jornal Veja Agora
abril/2006
 
Com a paralisação das obras da reforma desde que o governador José Reinando Tavares assumiu o governo, a capela do Bom Jesus dos Navegantes, na Igreja de Santo Antonio, passa por problemas em sua estrutura. O altar-mor, o teto, o assoalho e as esquadrias estão danificados e, se a reforma não for realizada, muito da história de nossa cidade poderá se perder.

A reforma foi iniciada em março de 2003, pela então governadora Roseana, mas foi abandonada pelo atual governo do estado e, caso nenhuma providencia seja tomada com urgência, parte da estrutura da capela poderá ruie. O único serviço concluído foi a reforma do telhado. A última grande reforma feita na capela aconteceu no ano de 1968, quando José Sarney foi governador do Estado.

O altar mor da capela precisa de consertos para não desabar. Parte do assoalho está comprometida. As esquadrilhas e as grades também apresentam problemas, sem falar na capela mortuária, onde muitas lápides apresentam rachaduras na estrutura, causadas pelas chuvas, e estão se deteriorando. No local, eram enterrados membros de famílias nobres e ilustres da época, dentre eles está o túmulo de Ana Jansen. Das 600 lápides, cerca de 50 apresentam algum problema.

Para o restaurador e membro da irmandade do Bom Jesus, Flávio Veiga, se não tivesse realizado a reforma a situação estaria pior. "Atualmente, o que temos feito são serviços paliativos, com contribuições da comunidade, até porque, com essas contribuições, pouco dá para fazer", diz. Caso não seja tomada nenhuma providência parte do acervo da capela poderá ficar comprometido.

Para ler o artigo na íntegra, clique: