Leia mais
Campo Grande/MS: Centro de Informações atende turistas na Pensão Pimentel
São Luís/MA: Cartilha sobre educação patrimonial será lançada nesta sexta-feira (3 de março de 2006)
MNBA - Museu Nacional de Belas Artes - moderniza sistema de catalogação e gerenciamento do acervo
Cultura em destaque
Santos/SP: Prefeitura dá apoio à restauração de prédio histórico
Painel
Painel

 
Itália, Roma: Itália fecha vila de Nero por medo de desmoronamento
France Presse (Roma). Folha Online: Turismo
dezembro/2005
 
O governo italiano anunciou nesta segunda-feira o fechamento imediato da Domus Aurea, um grande palácio construído pelo imperador romano Nero no século 1º, porque recentes inundações despertaram temores de que o subsolo da vila possa desmoronar.

"Nós não podemos garantir a segurança do público", disse a jornalistas o ministro da Cultura Rocco Buttilgione, em Roma, depois que especialistas alertaram que infiltrações fragilizaram as paredes e o teto da histórica vila.

"Precisamos de um mínimo de dois anos de trabalho e de cinco milhões de euros (US$ 5,9 milhões) para tornar o local seguro", disse o ministro.

O anúncio se seguiu ao recente desmoronamento de um muro antigo na vizinha Colina Palatino e "sérios problemas relativos aos banhos de Caracalla, onde as visitas já foram restringidas", acrescentou Buttiglione, mencionando dois outros locais históricos sob ameaça.

O ministro disse que as preocupações sobre a degradação de locais históricos de Roma colocam em perspectiva os recentes cortes de recursos do governo destinados à cultura, aos quais ele se opôs. "É uma questão política, a Itália precisa decidir se quer cuidar de seu patrimônio cultural", afirmou Buttiglione...

Para ler o artigo na íntegra, clique: