Hoje, às 15h, na Prefeitura de Corumbá, será realizado um encontro entre as autoridades locais e o museólogo Carlos Etchevarne para definição do perfil do Museu da História do Homem do Pantanal, para inseri-lo no contexto museográfico daquela cidade.
Além da Fundação Barbosa Rodrigues com o Museu da História do Homem do Pantanal, o Monumenta congrega outras duas entidades: o Instituto do Homem Pantaneiro e o seu Memorial do Homem Pantaneiro e a Fundação Boticário – responsável pela Estação Natureza Pantanal. "Por se tratar de um tema único, o Pantanal, o objetivo é definir quais serão as áreas de atuação de cada um", informa a coordenadora Darlene de Barros Souza Almeida Serra.
Na ocasião, o museólogo readequará o tema Pantanal no universo destas três entidades. O encontro contará com a participação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, do secretário de Turismo Carlos Porto, e do presidente interina da Fundação Barbosa Rodrigues, Maria Verônica Nogueira, entidade responsável pela direção do Museu.
O Museu sobre a História do Homem do Pantanal, previsto para ser concluído no prazo de dois anos, vai contar a trajetória da ocupação da região pantaneira por meio do acervo arqueológico e etnográfico. Os visitantes terão acesso à arqueologia pré-histórica, à arqueologia histórica, a cultura e os costumes regionais, datados de 6 mil anos a.C. "Será construído em Corumbá um centro de visitação de tal forma que os visitantes deverão sentir não ter sido concluída a viagem sem ter visitado este Museu", informa Carlos Etchevarne.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Museólogo define perfil de museu em Corumbá
|