Leia mais
Catanduva/SP: Lojistas aprovam tombamento de rua
Rio de Janeiro/RJ: Estado preserva um pedaço do Rio da época do prefeito Pereira Passos
Itália: Galeria dos Ofícios de Florença abre duas novas salas
Santos/SP: Fams recebe quase nove mil visitantes em 2006
Método identifica veracidade de obras de arte
Painel
Painel

 
Santo Amaro do Sul/RS: Cepa encontra três enterramentos em igreja
Otto Tesche. Gazeta do Sul
março/2006
 
O Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) da Unisc encontrou as ossadas de pelo menos três pessoas enterradas na Igreja Matriz de Santo Amaro do Sul, no interior de General Câmara. O número de sepultamentos no solo na área do altar-mor pode ser ainda maior, pois o adiantado estado de decomposição do material não permite a identificação com mais detalhes sem a análise mais aprofundada, que está em desenvolvimento no Laboratório de Anatomia da universidade.

As escavações começaram no dia 6 de fevereiro, logo após o início da execução do restauro do templo, inaugurado em 1787. A construção faz parte do conjunto tombado em novembro de 1998 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Cultural e Artístico Nacional (Iphan), composto por 15 edificações em estilo açoriano e construídas no século 18 na vila.

A igreja é a terceira mais antiga do Rio Grande do Sul. As outras construídas antes foram a Matriz de São Pedro, de Rio Grande, e a Nossa Senhora da Conceição, de Viamão. O projeto em Santo Amaro do Sul é desenvolvido pelo Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) e foi aprovado pelo Ministério da Cultura e conta com o patrocínio parcial do BNDES.

Para ler o artigo na íntegra, clique: