O livro “Patrimônio Arquitetônico de Areia: Um Inventário (R$ 25,00)”, de autoria dos arquitetos Ivan Cavalcanti e Náhya Caju, será lançado hoje, a partir das 19h30, no Parahyba Café.
A obra foi fruto de um convite feito pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Nos dedicamos com afinco nesta empreitada que envolveu parceiras importantes. A principal delas foi a Prefeitura Municipal de Areia, por ser a detentora dos dados sobre o patrimônio construído da cidade. A pesquisa contou com a participação de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB”, conta a autora.
O livro apresenta dados sobre a formação urbana da cidade de Areira, que é a primeira cidade paraibana tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tida como um sítio histórico de referência.
As pesquisas foram iniciadas em agosto de 2002. O trabalho levou dois anos para ser concluído. Nesta obra é feito um comparativo com o trabalho de dissertação de mestrado feito por Ivan Cavalcanti sobre o patrimônio arquitetônico em Areia, nos anos 80. “Tivemos a oportunidade de ver as fotos de 20 anos atrás e fica bastanta clara a mudança acontecida. Deu pra perceber claramente um processo de descaracterização. Então, esse inventário fala sobre a importância da população preservar a riqueza que é o patrimônio”, conta Náhya.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Livro mapeia patrimônio arquitetônico de Areia
|