Fundação SOS Mata Atlântica e o Ibama promoveram o lançamento da versão resumida do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) de Cairuçu na Igreja Santa Rita localizada em Paraty em 4 de março.
O Plano de Manejo é uma das etapas do “Projeto Cairuçu”, desenvolvido pela entidade em parceria com o Ibama - Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro - e a Prefeitura Municipal de Paraty, com patrocínio do Condomínio Laranjeiras, Bradesco, Colgate e apoio da Associação Cairuçu. O objetivo da publicação é difundir informações sócio-ambientais e biológicas da área de proteção, além de estratégias e normas para sua conservação, uso e ocupação.
“O Plano de Manejo recomenda quais atividades devem ser desenvolvidas em diferentes pontos da área e define 10 zonas como a de preservação da vida silvestre, a de conservação da costeira e de expansão residencial e turística”, explica a arquiteta Adriana Mattoso que coordenou o Projeto Cairuçu e a elaboração do Plano pela Fundação SOS Mata Atlântica.
Além de representantes das entidades, estava presente também o secretário municipal do Meio Ambiente, Marco Antônio que, em nome da prefeitura, afirmou a vinculação do Plano de Manejo com o Plano Diretor da cidade, objetivando a nomeação de Paraty com o título de Patrimônio Histórico Mundial.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Lançado Plano de Manejo da APA Cairuçu
|