Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: Réplicas no lugar das fotos roubadas
Projeto do Museu do Automóvel já está em Brasília
Arqueólogos podem ter encontrado tesouro na China
Salvador/BA: Vitrais da Paróquia do Salvador são restaurados
Bela Vista/MS: levantamento de patrimônio histórico e natural
Painel
Painel

 
São Paulo/SP: A "desmuseulogização" de São Paulo
Carlos Alberto Dória. Trópico
abril/2006
 

Imagem:




Quando observamos o sucesso da mostra de dinossauros na Oca, a situação de absoluto abandono do Masp e uma mostra como "Luz e sombra na pintura italiana entre o Renascimento e o Barroco" na Pinacoteca do Estado, nos perguntamos: afinal, o que acontece no cenário dos museus da principal cidade do país?

Museus são instituições educacionais. Neste perfil cabe, por exemplo, a mostra dos dinossauros. Por outro lado, a Unesco discute se é fundamental que tenham acervo próprio para que possam ser chamados assim. Mas certamente as exposições blockbuster, de sucesso em São Paulo desde a mostra dos 500 anos, nem sempre precisam ter por trás um museu. O Guggenheim, que andou namorando o Rio para vender uma franquia, é uma multinacional de edifícios monumentais (Nova York, Berlim, Veneza, Las Vegas e Bilbao) que recebem grandes mostras, quase nunca relacionadas com as coleções relativamente modestas da Fundação Guggenheim.

Tirante o movimento cultural blockbuster, inagurado no curto reinado museológico do que veio a ser a Brazil Connects de Edemar Cid Ferreira, tudo o que se fez de importante em prol da museologia nos últimos 15 anos aconteceu fora de São Paulo.

Basta tomarmos como marco o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, com projeto de Oscar Niemeyer, inaugurado em 1991. A partir daí, o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba foi inaugurado em 2002; o Museu de Artes e Ofícios, da Fundação Flávio Gutierrez, em dezembro de 2005, em Belo Horizonte; e o ano de 2007 assistirá à inauguração do Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre. No conjunto desses espaços todos, serão aproximadamente 36 mil m² dedicados à museologia e disponibilizados fora de São Paulo. Algo equivalente em área a um bom shopping center.


Para ler o artigo na íntegra, clique: