No próximo dia 25, Santos viverá um momento marcante para sua história. Integrando as comemorações pelos 460 anos da Cidade, o Teatro Coliseu será reaberto com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS), da Camerata de Violões Heitor Villa-Lobos e do grupo de seresta Alma Brasileira. A cerimônia, reservada a convidados, terá a presença do governador Geraldo Alckmin. No dia 26, às 20 horas, a mesma programação poderá ser vista pelo público.
Com regência do maestro Luis Gustavo Petri, a Sinfônica executará o seguinte repertório: Concerto para Piano e Orquestra nº 23 em Lá Maior, K. 488 (W.A. Mozart) e Sinfonia nº 9 em Ré Menor op. 125 (L.V. Beethoven). O concerto terá ainda a participação especial da solista Beatriz Alessio (piano), do coral Collegium Musicum de São Paulo, da soprano Rosana Lamosa e da mezzo soprano Ednéia de Oliveira. Apresentam-se também o tenor Fernando Portari e o baixo José Gallisa.
Nascida em Santos, Beatriz Alessio iniciou os estudos de piano com a professora Marilena Rossi. Estudou música na USP e na Universidad Nacional de San Juan, na Argentina. Em 2004, venceu o Concurso Nacional Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, foi a única pianista a vencer o III Concurso Nacional de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia. Atualmente, cursa mestrado em Musicologia na Universidade de São Paulo.
O calendário comemorativo da entrega do Coliseu inclui visitas monitoradas nos próximos dias 28 e 29 e em 5 de fevereiro, show com o compositor Toquinho, dia 4 de fevereiro e apresentação da primeira dama do teatro brasileiro, Bibi Ferreira, dia 8. O Coliseu fica na Rua Amador Bueno, 237 – Centro. Outras informações pelo telefone 3226-8000.
RETIFICAÇÃO
Diferentemente do que foi publicado no dia 10 deste mês no Diário Oficial, o grupo Trovadores Urbanos não realizará apresentação na reinauguração do Coliseu. A abertura será realizada pelo conjunto Alma Brasileira, reconhecido por se dedicar às serenatas, saraus e também pelos figurinos de época. O grupo é composto pelos músicos Marcos Canduta (violão), Neco (pandeiro), Edmur Vianna (violino), Beto Alves (violão), Débora Gozzoli (flauta), Valéria Costa (voz) e Viviane Davoglio (voz).
FONTE:
Prefeitura Municipal de Santos