Leia mais
Casa de Chá espera verba: Obra diante do Planalto está parada há 2 anos
Desenhos de Michelangelo são reunidos pela primeira vez em 500 anos
Belém/PA: Lei de incentivo a cultura abre inscrições
Portugal: Intervenção cirúrgica salva azulejos do século XIX
Belém/PA: Sé, finalmente restaurada
Painel
Painel

 
JOão Pessoa/PB: Consultor apresenta projeto de revitalização do Centro Histórico da Capital com habitação de prédios
WSCOM - O JOrnal Eletrônico do Nordeste
janeiro/2006
 
O consultor do Cidade Brasil (programa de cooperação urbana da CEF e Embaixada da França no Brasil), David Albrecht, apresentou ontem um projeto para viabilização do programa de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, a partir da ocupação habitacional, com metas para curto e médio prazo.

Representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), da Caixa Econômica Federal (CEF), da Comissão do Centro Histórico e do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Iphaep) participaram de uma reunião técnica, na Secretaria de Planejamento do Município, que discutiu encaminhamentos para o projeto de reabilitação do Centro Histórico.

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ouviu a explanação do consultor David Albrecht, especialista em desenvolvimento urbano, que defendeu o pensamento já publicado pela Prefeitura, que é a reabilitação do Centro Histórico através de uma ação integrada unindo atividades econômicas, ofertas de serviços públicos e, principalmente, habitação.

“Trazer novos moradores para a área é o ponto chave que vai garantir a sustentabilidade do projeto de revitalização no Centro Histórico. Se isso for bem amarrado, tudo o mais ficará fácil”, endossou Ricardo.

O projeto inicial elaborado pela consultoria do Programa Cidade Brasil prevê o aproveitamento de prédios do Centro Histórico que possam ser transformados em residenciais, através de financiamento do Programa de Arrendamento Residencial, da CEF. A Prefeitura, com o apoio de entidades parceiras (como a Comissão do Centro Histórico), já começou a fazer esse levantamento.

Para ler o artigo na íntegra, clique: