O Senado brasileiro aprovou um projecto de decreto legislativo ratificando o texto da Acta Constitutiva da Associação de Estados Ibero-Americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola.
A associação tem como objectivos a obtenção de recursos financeiros específicos para promover acções conjuntas e coordenadas para a protecção e a disponibilização do património cultural e histórico comum preservado nas bibliotecas ibero-americanos. A matéria vai agora à promulgação.
No parecer que apresentou sobre a matéria à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o senador Marco Maciel do Partido da Frente Liberal (PFL) do Estado de Pernambuco destaca a pesquisa «Retratos da Leitura no Brasil», segundo a qual 61% dos brasileiros adultos alfabetizados têm muito pouco ou nenhum contacto com livros.
Cerca de 6,5 milhões de pessoas das camadas mais pobres da população dizem não possuir condições de adquirir um livro. O mesmo estudo informa que 73% dos livros no Brasil estão concentrados em apenas 16% da população.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Acordo internacional estimula bibliotecas dos países de língua portuguesa e espanhola
|