Leia mais
São Paulo/SP: Programa Monumenta abre inscrições para imóveis privados
São Paulo/SP: Adolescentes são flagrados pichando o Monumento às Bandeiras
Porto Alegre/RS: Segurança eletrônica vigia acervo histórico
Jaú/SP: faz o tombamento e vai restaurar igreja centenária
Aracaju/SE: Estudantes de Arquitetura farão ato a favor do Farol de Aracaju
Painel
Painel

 
São Paulo: "O Baixo do Bexiga está em alta"
Mônica Yamagawa
maio/2005
 
“O baixo do Bexiga está em alta” foi o slogan escolhido para o projeto de requalificação do Baixo Bexiga, bairro tradicional da capital paulista, local de concentração, nas décadas de 1970 e 1980, da boêmia paulistana.

O primeiro passo, realizado propositalmente no dia 13 de Maio, começou com um mutirão de limpeza: retirada do lixo das ruas, pintura das guias e fachadas, cuidados com as plantas e árvores do primeiro quarteirão da rua de mesmo nome da data escolhida. À noite, foram promovidos shows de música, aulas de dança e oficinas para jovens, primeiros eventos do Movimento Baixo Bexiga, criado pelos moradores e comerciantes para deter a deterioração do local.

Para que isso ocorra, entre as ações discutidas pelo Movimento estão: o alargamento das calçadas, instalação de fiação subterrânea, investimento em segurança e novo projeto paisagístico para o bairro. O objetivo do grupo é atrair os freqüentadores noturnos que atualmente freqüentam os bares e restaurantes da Vila Olímpia e da Vila Madalena.

FONTE: Folha de São Paulo. Cotidiano.