Quem se lembra ou conheceu Cuiabá na década de 60? E antes? A avenida da Prainha, com o córrego, que deu nome à via, correndo a céu aberto, com suas pequenas pontes e o calçamento de pedras? Ou então as missas realizadas na antiga catedral antes que fosse demolida? Os banhos no rio Coxipó com suas águas límpidas? Memórias e curiosidades sobre a capital mato-grossense da fundação até a década de 1960 podem agora ser vistas no álbum histórico e fotográfico “Cuiabá – De Vila a Metrópole Nascente”, lançado pelo Arquivo Público de Mato Grosso e pela Entrelinhas Editora.
“Esse álbum é importante para rever a cidade em alguns ângulos que não estão disponíveis hoje. Eu tive a oportunidade de conviver os prédios que estão registrados em fotografias no livro. Essa é uma oportunidade de trazer essas imagens para nosso convívio”, salientou o professor José Afonso Botura Portocarrero, um dos colaboradores para a confecção do álbum.
Portocarrero disse que o livro foi muito bem elaborado. “É extremamente gratificante ver o trabalho concluído com tão boa edição. Parabenizo o Governo de Mato Grosso pelo primoroso trabalho, fechando o contexto de revitalização do patrimônio histórico do estado”, completou.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Álbum histórico resgata as lembranças da Cuiabá Antiga
|